Você sabe para que serve cada um dos dispositivos para piscina? Essa é uma dúvida muito comum entre muitos clientes, e nesse post falaremos sobre o funcionamento de cada um desses dispositivos.

Quer comprar os produtos Tholz? Confira aqui um lojista ou representante perto de você.

Cada um desses dispositivos para piscina possui uma função bem específica e são fundamentais para que a ela funcione corretamente. O que diferencia uma piscina de um tanque de água é que a piscina possui uma casa de maquinas, onde ficam todos os seus equipamentos, como, por exemplo, o filtro, a bomba e até os controladores de automação. Esses dispositivos são basicamente a forma de contato entre a piscina e estes equipamentos.

Confira o que cada um desses dispositivos para piscina faz:

Dispositivo de Aspiração

A função do dispositivo de aspiração é captar a água da piscina e direciona-la ao sistema de filtro. Ela também serve para acoplar uma mangueira plástica, que se conecta a um aspirador, que quando é passado no fundo da piscina, a água é sugada com a sujeira decantada.

Em piscinas pequenas normalmente se coloca apenas um dispositivo de aspiração, já em piscinas grandes, como de clubes, hotéis e academias, é preciso fazer um dimensionamento baseado nas medidas da piscina.

O dispositivo de aspiração fica localizado na parede da piscina, a cerca de 30 cm de profundidade da borda, preferencialmente ao centro e perpendicular ao de retorno.

Nivelador

O dispositivo Nivelador é responsável por manter o nível uniforme e escoar o excesso de água, evitando que a piscina transborde. Ele deve ser instalado onde o usuário deseje que o nível da água da piscina se mantenha.

O excesso de água na piscina será automaticamente escoado pelo dispositivo, caso ela seja construída em vinil, o nivelador evita o aparecimento de rugas, pois se ele não for instalado, a água da piscina pode transbordar e passar por trás do vinil e se alojando ao fundo.

Caso a piscina tenha um skimmer, a instalação do nivelador não será necessária.

Dispositivo de Retorno fixo

O dispositivo de retorno vai à contrapartida ao de aspiração. Tem como principal função retornar para a piscina a água sugada pela moto bomba. O retorno da água é fundamental para várias funções, como a filtragem, aquecimento e a aspiração. Dessa forma, ele proporciona uma perfeita circulação da água, garantindo a inexistência de regiões com água estagnada e a adequada remoção da sujeira do interior da piscina.

O dispositivo fica localizado na parede da piscina, a cerca de 40cm de profundidade da borda, sempre ao lado aposto do dreno de fundo.

É recomendável que em piscinas maiores de 50m² sejam utilizados pelo menos dois dispositivos de retorno.

Dispositivo de Retorno Ajustável

Realiza a mesma função do dispositivo de retorno fixo, porém ele possui um direcionador interno para o jato de água.

Dispositivo de Hidromassagem

O Dispositivo de hidromassagem cria jatos de água direcionados e é ideal para instalação em local onde a profundidade é menor e permite que o usuário fique sentado dentro da água, como, por exemplo, a prainha da piscina ou Spa.

Promove o bem-estar do usuário, pois seus jatos direcionados proporcionam uma excelente massagem muscular.

O dispositivo de hidromassagem da Tholz é basicamente um retorno ajustável instalado junto a um conjunto hidráulico para hidromassagem.

Dreno de Fundo

Os drenos de fundo têm função fundamental no sistema de recirculação e tratamento da água da piscina. Eles viabilizam a perfeita circulação, que garantirá a inexistência de regiões com água estagnada e a adequada remoção da sujeira do interior da piscina.

Devido à segurança é recomendado sempre a utilizar pelo menos dois drenos na piscina. Os drenos de fundo devem ser instalados na região mais profunda da piscina e ao lado aposto ao dispositivo de retorno.

É fundamental atender as recomendações de instalação conforme norma regulamentadora (NBR10339). O dreno de fundo da Tholz está de acordo com essa norma atualizada em 2018.

Os dispositivos para Piscinas da Tholz foram desenvolvidos para instalação em canos de PVC marrom de ø 50 mm. A Instalação é recomendável para piscinas de alvenaria, e também para Vinil, através do nosso adaptador para Vinil 50mm.

A Tholz possui duas linhas de dispositivos para piscina: Essential e Premium.

Linha Essential é uma linha mais popular, é produzida em Inox 304 (ou AISI 304), é um aço Inox estampado e com um acabamento polido. Os dispositivos para piscina da linha Essential estão disponíveis apenas na versão redonda.

A Linha Premium foi elaborada em Inox 316, uma linha mais sofisticada e robusta, com o mesmo acabamento dos nossos refletores Premium, seu design foi inspirado no que existe de mais aprimorado no mercado. Diferente da linha Essential, essa linha possui os dispositivos para piscina nas versões redonda e quadrada.

Agora que você já sabe para que serve cada dispositivo, que tal ler o nosso artigo sobre o por que utilizar refletores Tholz para fazer a iluminação da sua piscina? Clique aqui e confira.

Quer comprar os produtos Tholz? Confira aqui um lojista ou representante perto de você.