THOLZ

Tão bom como ter a alegria de curtir a piscina em casa, é poder compartilhar a diversão com quem a gente gosta, especialmente os pets. Inclusive, as buscas por “pets na piscina” e “cachorro na piscina” tem aumentando bastante nos últimos tempos.  

Pensando nisso, preparamos este material com tópicos essenciais e conhecimentos valiosos para aproveitar o lazer na água junto ao seu amigo de 4 patas!

Afinal, ainda que seja uma fonte de diversão, a piscina exige uma série de cuidados no dia a dia, e a atenção precisa ser redobrada para manter a saúde e segurança de todos.

 

Quer saber mais? Continue a leitura e fique por dentro das principais dicas sobre cachorros na piscina.

 

Cachorro pode entrar na piscina?

Sim, com os devidos cuidados. Saiba que ter o seu cachorro na piscina não é apenas divertido, mas também traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar do seu companheiro:

  • Atividade Física e Saúde: Nadar é uma excelente forma de exercício para cães, ajudando a manter o peso ideal, fortalecer músculos, melhorar a saúde cardiovascular e estimular a mente, além de reduzir o estresse.
  • Fortalecimento do Vínculo: A interação na piscina é uma ótima oportunidade para fortalecer o laço entre o pet e o dono, criando momentos especiais e inesquecíveis de conexão.
  • Diversão para Toda a Família: Incluir o seu cachorro nas atividades aquáticas transforma o lazer em família, proporcionando diversão e alegria para todos, tornando a piscina um lugar ainda mais especial.

 

Cuidados Essenciais para Levar Seu Pet na Piscina

 

Cada pet tem seu próprio gosto e personalidade, reagindo de modo diferente à piscina. Enquanto alguns cachorros são naturalmente curiosos, outros preferem observar de longe. Quando se trata de pets na piscina, permita que ele explore a área em seu próprio ritmo. Por mais que as pessoas queiram se divertir com seus pets na piscina, é interessante notar que forçar o cachorro a entrar na água pode causar trauma ou aversão à piscina.

Caso queira, uma ideia é a inserção de brinquedos flutuantes na água, os quais podem ser atrativos ao pet e incentivar seu interesse a entrar na piscina. Fora isso, ensinar comandos como “sai”, “vem” e “fica” pode ajudar a manter o controle durante o tempo na piscina.

Por outro lado, há pets que naturalmente gostam de nadar e ficar na água, mas mesmo assim, eles podem se cansar ou ficar desorientados. Por isso é tão necessária a supervisão atenta e estar sempre próximo para ajudar se precisar.

Fique ligado, pois cães podem escorregar ou se assustar ao entrar na água, então usar rampas de acessibilidade é uma ideia para dar mais segurança e guiá-los lentamente para minimizar riscos.

Nesse sentido, há rampas antideslizantes que são ideais para pets, especialmente os de pequeno porte ou com mobilidade reduzida. Com o uso dessa ferramenta, a entrada e saída da água é feita com menos esforço, o que colabora em um caminho de mais tranquilidade. 

Ah! Uma dica que nem todos se lembram ao colocar seu cachorro na piscina é que roupas de banho ajudam a protegê-lo do sol, enquanto coletes salva-vida são bons aliados para cães que precisam de maior suporte.

Resumo: Pensando em levar seu cachorro para a piscina? Lembre-se desses cuidados! 

Antes de colocar o cachorro na piscina

– Fique na água e deixe ele mostrar (ou não) o interesse

– Nunca force o cãozinho a entrar na piscina

– Comandos básicos na piscina

Sempre supervisione seu pet na piscina

– Quando ele estiver nadando

– Na hora de entrar na piscina

– Ao sair da piscina

Atenção aos cuidados extras ao deixar seu pet ficar na piscina

– Pense em instalar uma cerca na piscina

– Uma rampa de acesso pode ajudar a entrar com mais facilidade

– Roupas de banho ou colete salva-vida

Tabela cuidados básicos com pet na piscina

 

Veterinária responde: o que fazer depois que o cachorro sai da piscina?

Em dúvida sobre como cuidar do seu cãozinho após um mergulho refrescante na piscina? Nós consultamos a Dra. Juliana Cunha, especialista no cuidado e saúde animal. Suas dicas irão te ajudar a manter a segurança e bem-estar do seu amigo peludo.

 

Para responder a pergunta “o que fazer depois que o cachorro sai da piscina?”, a Dra. afirma:

 

É preciso tomar um outro banho após sair da piscina, lavando com shampoo específico para cães. A grande questão é que o cachorro que entra na piscina precisa ser muito bem seco depois desse banho. Isso porque o pelo molhado causa fungos se não tiver uma secagem adequada. 

 

Ela comenta que “muitas vezes os tutores não deixam o cão entrar em piscina não é nem por soltar pelos, mas sim porque os cuidados após a atividade são bem intensos. Por exemplo, cachorros como os labradores adoram piscina, mas eles tem o pelo muito fechado, então precisa pegar secador e passar um bom tempo secando. No geral, são todas as raças que precisam ter essa secagem correta, caso contrário pode haver problemas dermatológicos”. 

 

Ou seja, ainda que o dia esteja quente, deixar secar “no tempo” não é uma boa ideia.

 

Curiosidade: confira 6 raças de cães que amam água

Labrador, Golden Retriever, Poodle, Cocker Spaniel e Terra Nova. Essas são raças conhecidas por gostarem de água. Um destaque especial ao Labrador, Golden Retriever, que apresentam uma grande facilidade para natação.

Sabia que historicamente essas duas raças foram criadas para atividades relacionadas à água? Recuperar peixes, puxar redes e até caçar aves aquáticas estão entre as tarefas que realizavam no passado. 

Claro, vale lembrar que essas curiosidades indicam as raças que são mais propensas e conhecidas por gostarem de água. Mas como dissemos anteriormente, há diversas exceções já que cada cãozinho tem seu próprio gosto e personalidade. 

Da mesma forma, para além das raças mencionadas, outras também podem aprender a ficar na água se for a vontade do animal.

 

Cachorro na piscina: perguntas frequentes

 

Com que frequência devo limpar minha piscina se meu cachorro nadar nela?

É recomendado limpar a piscina após cada banho com o cachorro. Atenção especial na remoção de pelos, verificação dos níveis de PH e cloro. 

Cachorro também usa protetor solar?

Sim! Porém são formulações exclusivas para as necessidades e composição da pele animal. Então nada de passar protetor de humano em seu cachorro! O produto inadequado pode ser tóxico, causar alergia, irritações e até problemas mais sérios. 

 

Cachorro pode tomar banho na piscina com cloro? 

Sim, mas é necessário verificar se os níveis de cloro e outros químicos estão equilibrados antes. Lembre-se sempre de dar outro banho e secar bem o cãozinho após a atividade.

 

Meu cachorro precisa perder peso, fazer exercícios de natação na piscina pode ajudar ele a emagrecer?

Sim, nadar é uma ótima opção aos cachorros que tem sobrepeso. Além de ter um baixo impacto, a atividade colabora na queima de calorias e no fortalecimento dos músculos.

 

Quais são os sinais de que meu cachorro está cansado na piscina?

Tentar sair da piscina, respiração ofegante, lambidas e latidos frequentes além de diminuição do ritmo estão entre os principais indicativos de que o pet está cansado de ficar na piscina. 

Ao verificar comportamentos assim, ajude-o a sair e o deixe tirar um tempo para o descanso. É sempre bom fornecer água fresca e um espaço com sombra, isso ajudará para que ele se recupere com mais facilidade. 

Aviso importante: em virtude de cada cachorro ter um perfil diferente, os sinais de cansaço não são os mesmos para todos. Sendo assim, é necessário observar qualquer mudança repentina no comportamento do bichinho enquanto ele estiver na água.

 

Mais segurança para pets na piscina: Automação e Iluminação como aliadas

Levar o cachorro para entrar na piscina é uma experiência ótima, mas exige cuidado redobrado para que tudo seja feito de modo seguro. Nesse sentido, há elementos que a automação e a iluminação são aliados poderosos para quem busca não apenas praticidade, mas também maior controle e segurança na área da piscina. Vamos explorar como esses recursos podem transformar o seu ambiente, proporcionando mais tranquilidade ao compartilhar momentos na água com seu cãozinho.

Infelizmente, nem sempre podemos controlar fatores como a quantidade de luz no momento em que estamos com o cachorro na piscina, ou até mesmo a visibilidade em dias mais nublados. A boa notícia é que a tecnologia pode nos dar uma grande ajuda para poder entrar na piscina com o cachorro tendo mais tranquilidade.

Como assim? 

Por exemplo, a iluminação certa na piscina ajuda para a segurança dos pets, principalmente no período da noite ou em dias mais nublados.

Equipamentos como as luzes de borda e os LEDs subaquáticos melhoram a visibilidade da área da piscina. Isso colabora com a supervisão do dono, permitindo uma visão mais clara tanto do espaço onde ele está com o pet, mas também do que está em volta.  

Em relação a visão interna da piscina, é interessante cuidar da estrutura do aparelho ao comprar um  refletores de LED subaquático, aparelhos com uma estrutura muito protuberante podem gerar um certo desconforto ou atrapalhar na hora de ficar com o cachorro na piscina. Já pensou você encostado na parede da piscina brincando com seu Pet no colo e de repente sente algo espetando suas costas? Complicado. Para evitar esse tipo de situação, a Tholz oferece um refletor slim para piscina que tem um design de apenas 16 mm, que dá mais conforto sem comprometer a eficiência da iluminação.

Além da iluminação, a automação também se destaca como um recurso valioso. Com sistemas que permitem controle pelo celular, é possível ajustar a intensidade e a cor da iluminação de forma personalizada, especialmente com refletores RGBW. Isso não só melhora a visibilidade, mas também oferece maior conforto ocular para cães e tutores, criando um ambiente mais agradável e seguro para todos.

Por fim, tudo fica ainda melhor quando se tem uma  automação de piscina com assistentes de voz como Alexa ou Google Assistente. O controle e gerenciamento dos recursos fica mais fácil do que nunca.  Com o app Tholz Casa Inteligente, através de comandos simples, você pode ligar ou desligar as luzes, ajustar a intensidade conforme necessário… Enfim, os recursos certos para que você e seu cachorro tenham ótimos momentos na piscina.

 

Conclusão

Em suma, desfrutar da piscina com seu cachorro pode ser uma experiência maravilhosa, desde que feita com responsabilidade e cuidado. Lembre-se que cada cão é único, com suas preferências e necessidades individuais. Respeitar o ritmo do seu pet, supervisioná-lo de perto e garantir sua segurança são fundamentais para que a diversão seja completa.

Com as dicas e informações compartilhadas aqui, você está pronto para criar momentos inesquecíveis na piscina com seu amigo de quatro patas. Aproveite cada mergulho, cada brincadeira e cada abraço molhado, fortalecendo o vínculo com seu pet e construindo memórias que durarão para sempre.

Ah! E com uma piscina equipada com iluminação e automação, esses momentos se tornam ainda mais agradáveis e seguros, garantindo que seu pet esteja sempre no centro das melhores experiências ao ar livre.

  • Characters
    0
  • Words
    0
  • Sentences
    0
  • Paragraphs
    0
  • Whitespace
    0
X
  • Characters
    0
  • Words
    0
  • Sentences
    0
  • Paragraphs
    0
  • Whitespace
    0
X

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *